Manual do Usuário

1.        A Plataforma AgriConnected – Visão Geral

A Plataforma AgriConnected foi criada para auxiliar o produtor rural no gerenciamento das atividades de suas máquinas agrícolas campo. Com a Plataforma AgriConnected é possível planejar atividades, monitorar a qualidade e eficiência das operações e atuar para que estas sejam feitas dentro de padrões estabelecidos pelo produtor.

A solução da AgriConnected pode ser utilizada para qualquer tipo de máquina agrícola, de qualquer modelo e independente de seu ano de fabricação. Também pode ser utilizada para monitorar atividades diversas, desde o preparo do solo até a colheita, para todas as culturas.

Para ser utilizada, a Plataforma AgriConnected necessita com que um dispositivo seja posicionado na máquina agrícola. Este dispositivo vai monitorar as informações de posicionamento da máquina, velocidade e dados de motor ligado ou desligado. Atualmente, trabalhamos com 2 tipos de dispositivo, cada um com características próprias. As diferenças entre os tipos de dispositivos disponíveis são detalhadas na seção 2 deste Manual.

Dentre as funcionalidades oferecidas pela Plataforma AgriConnected estão:

·       Visualização da frota de máquinas na fazenda em tempo real com indicação das seguintes informações:

o   Posição de cada máquina;

o   Informação sobre o motor, se está ligado ou desligado;

o   Velocidade da máquina, operação que ela está realizando e indicação de rastro do caminho percorrido.

·       Monitoramento das atividades em tempo real;

·       Mapa de calor da qualidade do serviço;

·       Acompanhamento remoto da operação agrícola com a visualização da velocidade real, área trabalhada, horas realizadas, previsão de término e consumo estimado de combustível;

·       Visualização da evolução em % de área das operações realizadas no talhão;

·       Relatórios de atividades por máquinas e outros relatórios;

·       Relatório em tempo real de operações em andamento, pendentes e agendadas;

·       Relatórios de horas por máquinas: horas trabalhadas e horas com motor ocioso;

·       Relatórios de atividades realizadas por talhão e outros relatórios;

·       Sistema de envio de alertas instantâneos sobre velocidade, início e término da operação e outras informações por meio de mensagens WhatsApp, SMS ou Push Notification;

A infraestrutura da Plataforma AgriConnected está toda em nuvem, o que possibilita escalabilidade de forma rápida e automática.

Os requisitos mínimos para acessar a Plataforma AgriConnected são:

·       Possuir um computador ou notebook, com um navegador de internet instalado; ou

·       Smartphone ou tablet com o navegador padrão.

O único requisito para utilização do Dispositivo Agri-S é que a fazenda deve possuir o mínimo de conexão celular GPRS.

2.        O Dispositivo Agri-S e o Aplicativo AgriConnected

Para coletar as informações relativas às máquinas agrícolas e suas operações no campo, é necessário que cada uma delas leve um dispositivo (hardware) instalado.

A AgriConnected disponibiliza 2 opções de hardware para escolha do cliente: o Dispositivo Agri-S ou o Aplicativo AgriConnected. O cliente deve escolher, no momento de assinatura da Plataforma AgriConnected, uma destas opções ou uma combinação delas para o monitoramento das suas máquinas.

A seguir apresentamos as características particulares de cada tipo de dispositivo, seus benefícios e limitações.

Dispositivo Agri-S

O Dispositivo Agri-S foi desenvolvido pela AgriConnected para monitorar o comportamento das máquinas agrícolas no campo em tempo real e enviar informações para a Plataforma AgriConnected. Uma vez instalado na máquina agrícola, o Dispositivo Agri-S, começa a enviar informações da operação da máquina (velocidade, localização e dados de motor ligado/desligado) para a Plataforma AgriConnected através da rede de telefonia celular. Os dados são enviados via rede GPRS. O Dispositivo Agri-S já vem com um plano de dados multi-operadora e com cobertura internacional.

Características do Dispositivo Agri-S:

·       Transmissão de dados em tempo real[1]: o dispositivo possui antena interna acoplada e possui melhor desempenho que celulares normais, portanto, em algumas áreas, mesmo que não haja sinal GPRS no celular, há a possibilidade do Dispositivo Agri-S funcionar e enviar dados em tempo real;

·       Instalação simples e fácil: feita no local pelo próprio cliente e com custo ZERO;

·       Resistente próprio para todas as operações no campo;

·       Disponibilizado com todos os acessórios necessários à instalação (chicote, fita adesiva e procedimentos de instalação).

·       Com a utilização do Dispositivo Agri-S, os registros de entrada e saída de talhões (início e fim das operações) são feitos automaticamente.

Para conhecer mais sobre o Dispositivo Agri-S, clique no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=9UWn34rsYgg

Aplicativo AgriConnected

O Aplicativo AgriConnected foi desenvolvido pela AgriConnected para substituir o Dispositivo Agri-S em alguns casos específicos. Ele está disponível para download na loja online Google Play e está disponível somente para sistema operacional Android. Ele deverá ser baixado em um celular próprio do cliente, que será utilizado na operação. A AgriConnected não disponibiliza celulares.

Casos em que o Aplicativo AgriConnected pode ser utilizado:

·       A fazenda possui cobertura 3G/4G: Neste caso, o dispositivo (celular) funcionará de maneira muito parecida com o Dispositivo Agri-S, enviando as informações da máquina[2] em tempo real para a Plataforma AgriConnected.

·       A fazenda não possui cobertura GPRS alguma e em nenhum lugar do campo: Neste caso, o dispositivo (celular) armazenará as informações de posicionamento e velocidade. Assim, quando o operador retornar à sede poderá conectar o aparelho a uma rede wifi e o Aplicativo sobe automaticamente os dados para a Plataforma AgriConnected. Toda a operação poderá ser visualizada neste momento, porém, não em tempo real.

Para utilização do Aplicativo AgriConnected, o celular com o aplicativo deve ser posicionado na máquina agrícola com um suporte adequado. A AgriConnected não disponibiliza suportes.

Para utilização do Aplicativo AgriConnected, os comandos de início e término das operações devem ser executados manualmente no aplicativo (entrada e saída dos talhões).

Para saber mais, clique no link  para ver o funcionamento do Aplicativo AgriConnected:

https://www.youtube.com/watch?v=vD-gGCegKCY&t=7s

3.        Criando minha conta na Plataforma AgriConnected

Para iniciar as suas atividades na Plataforma AgriConnected acesse: https://webapp.agriconnected.com/account/login/. Para o primeiro acesso, clique em “Novo por aqui? Crie uma conta”, conforme indicado na figura abaixo.



[1] Apesar de possuir melhor desempenho que celulares normais para a transmissão de dados via sinal GPRS, a AgriConnected não garante que haverá sempre sinal ou até que haverá algum sinal. Há diversas áreas no Brasil em que não há sinal algum. Nestas áreas, a utilização do Aplicativo AgriConnected pode ser recomendada, com a limitação de não ser possível visualizar as informações em tempo real.

 

[2] No caso de uso do Aplicativo AgriConnected, as informações enviadas são: posição e velocidade. O aplicativo tem a limitação de não registrar horas de motor ocioso e em trabalho.

Figura 2.1 – Acesso inicial

Em seguida, preencha as informações necessárias para a criação da conta do usuário, conforme indicado abaixo. Antes de clicar em “Registrar”, leia atentamente os “Termos de Uso – Plataforma AgriConnected” e a “Política de Privacidade”. Ao se registrar você estará de acordo com as condições expressas nestes documentos.

Figura 2.2 – Criando uma conta – Aceite dos Termos de Uso e Política de Privacidade

Por fim, volte à tela inicial de login e entre com seu e-mail (login) e senha cadastrados e clique em “Entrar”, como mostrado anteriormente na Figura 2.1. Lembre-se que seu login e senha são pessoais, intransferíveis e devem ser sempre protegidos.

 

Em caso de terceiros utilizarem a Plataforma AgriConnected em nome da empresa Assinante, a empresa Assinante deverá informar o caso à AgriConnected, e autorizar este acesso. A empresa Assinante deverá informas o nome, cargo e RG dos usuários da empresa terceira autorizados a utilizar a Plataforma em nome da empresa Assinante. Novos logins serão criados especialmente para eles. Não compartilhe seus dados de login com ninguem em hipótese alguma. 

4.        Instalação do Dispositivo Agri-S

A instalação do dispositivo Agri-S é simples e não necessita de equipamentos externos além dos enviados no conjunto (cabo de bateria, conector e dispositivo Agri-S).

São necessários apenas materiais de limpeza para a limpeza do local antes de fixar o dispositivo Agri-S no seu maquinário. Uma fixação correta garante a longevidade do dispositivo Agri-S durante a movimentação e trabalho do maquinário.

Verifique o local em que o dispositivo será fixado, sempre em local fora do veículo ou da cabine dos maquinários agrícolas e de preferência, em um local que não tenha atrito direto no dispositivo Agri-S durante a operação.

Antes de fixar o dispositivo Agri-S, verifique se o cabo de ligação na bateria tem o comprimento suficiente para conectar da bateria até o local que o Agri-S ficará instalado. Caso necessite de um cabo maior, este poderá ser comprado separadamente.  Após verificado o tamanho, o cabo deve ser conectado no pólo positivo e no pólo negativo da bateria.

A outra ponta do cabo é um conector que vai atrás do Agri-S. Ao ser encaixado corretamente, é possível escutar um “clic” e o chicote fica firme no dispositivo Agri-S.

Uma parte muito importante antes de fixar o Agri-S e finalizar a instalação é a limpeza do local. Recomendamos produtos com alto poder de remoção de poeira e gordura para que a fita adesiva da parte de baixo do Agri-S fique com alta aderência à superfície.

Passe um pano com um produto desengordurante e retire a película que cobre o selo. É recomendável que antes de fixar, verifique a posição que irá ficar o dispositivo, pois após instalado não recomendamos sua remoção para não danificar quaisquer peças do produto.

Posicione a fita para a área escolhida e pressione o dispositivo Agri-S para este colar por completo na superfície do veículo.

Pronto! Seu dispositivo está instalado.

Lembre-se, em seguida, de cadastrar o ID na plataforma para começar a visualizar os dados da sua operação e acompanhar de perto suas atividades.

Um video demonstrativo da instalação é disponibilizado no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=XfP6nlgRuiw

5.        Instruções gerais para utilização da Plataforma AgriConnected

Nessa seção vamos mostrar de forma resumida e mais geral, como utilizar a Plataforma AgriConnected. Instruções mais detalhadas podem ser encontradas nas seções específicas, mostradas mais adiante neste Manual.

5.1     Cadastros iniciais

Para iniciar a utilização da Plataforma AgriConnected é necessário que você realize alguns cadastros iniciais e disponibilize informações sobre seus/suas:

·       Máquinas: Necessária a identificação da máquina agrícola com informações como modelo, marca, categoria, ano de fabricação, entre outras informações.

·       Implementos: Necessária a identificação do implemento agrícola (se for o caso) com informações como categoria, fabricante, largura, entre outras informações.

·       Operadores: Necessária a identificação do operador que operará a máquina agrícola.

·       Talhões: Necessário o cadastro do talhão de trabalho, tanto por desenho em mapa quanto pelo envio de arquivo de imagem.

Para mais detalhes sobre como realizar os cadastros das máquinas, implementos, operadores ou talhões, consulte a seção 6.2 deste Manual.

Em seguida, você deverá cadastrar as suas operações. O cadastro das operações é detalhado no item seguinte e na seção 6.3 deste Manual.

5.2     Operações

Para as operações ficarem separadas por maquinário é preciso criar primeiro um cadastro. Após preencher as informações necessárias e salvar o cadastro, será formado uma lista, mostrando todas as operações adicionadas.

Com a lista de operações é possível visualizar as operações cadastradas por veículo e mostrar com facilidade, por exemplo, quais maquinários estão trabalhando e em que local.

Dentro de operações é possível adicionar uma nova operação de trabalho, visualizar a data de início e o andamento da atividade. Em um painel, aparece salvo uma lista com as operações e para cada maquinário, o detalhe da operação.

As operações classificadas em um mesmo status, ficam organizadas em uma lista por ordem de dia, sendo assim, operações recentes ficam no começo da lista e operações antigas, ficam no fim da lista e no fim da página.

Para mais detalhes, consulte seção 6.3 deste Manual.

5.3     Painel inicial

Efetuados os cadastros, o painel é o principal ponto para acessar rapidamente as informações para tomada de decisão sobre as atividades das máquinas agrícolas cadastradas na Plataforma AgriConnected.

Assim que se faz o login na Plataforma, é possível ver o mapa no centro da tela com todas as máquinas e seu status (ligada ou desligada) através da cor: verde para ligada e vermelho para desligada. Também, nesse mesmo painel é possível ver o rastro do caminho percorrido pela máquina em tempo real.

O painel é o local onde você acompanhará as atividades das máquinas cadastradas na Plataforma em tempo real.

5.4     Relatórios

No painel relatórios, são mostradas as principais atividades e trajeto de um veículo durante um mês ou também é possível customizar o período. É possível visualizar os dados dentro da plataforma ou fazer o download, com a exportação do relatório em formato PDF ou Excel (dependendo da seção em que se localiza os dados).

Dentro de “Relatórios”, são encontradas as seguintes seções:

·       Máquinas: registro de atividade de um maquinário durante um mês.

·       Talhões: registro de atividade por área.

·       Personalizado: relatório customizado.

Abrir conversa
1
Olá, bem vindo!
No que posso ajudar?