Condições pré-existentes, ausência de licença médica e seguro de saúde colocam os trabalhadores agrícolas em risco aumentado de coronavírus

  • Post author:
  • Post category:Problemas da agricultura
  • Reading time:8 min(s) read
  • Post last modified:14 de julho de 2020

Condições pré-existentes, ausência de licença médica e seguro de saúde colocam os trabalhadores agrícolas em risco aumentado de coronavírus

Máteria escrita por Jéssica Fu pelo The Counter, veja matéria na integra no link.

Os profissionais de saúde acreditam que é uma questão de tempo até que o Covid-19 atinja as comunidades rurais. Veja como eles estão tentando diminuir a propagação.

 

Como o número de casos de coronavírus no mundo supera os 200.000, os profissionais de saúde das comunidades rurais estão dobrando o número de trabalhadores rurais, em um esforço para retardar a disseminação da doença entre algumas das populações mais vulneráveis do país.

 

“Está chegando”, diz Mary Zelazny, CEO da Finger Lakes Community Health, uma rede de centros de saúde na região central de Nova York que atende muitos trabalhadores agrícolas em escala deslizante. “As comunidades rurais estão mais isoladas, isso é bom pela primeira vez em nossas vidas.”

 

A baixa densidade populacional nas áreas agrícolas está comprando aos profissionais de saúde da comunidade um tempo precioso para divulgar e implementar planos de saúde de emergência, como a conversão de cuidados pessoais em telessaúde. Uma grande parte do trabalho da Finger Lakes Community Health inclui dirigir para campos de trabalho e locais de habitação de migrantes diariamente e fornecer serviços de saúde aos trabalhadores rurais onde eles vivem. Agora, Zelazny tornou a informar os clientes sobre o Covid-19 tão alta prioridade quanto os cuidados em si: “Estamos fazendo com que [nossos agentes comunitários de saúde] saiam e façam educação. Temos informações em espanhol e inglês. Temos uma [linha direta] para a qual eles podem ligar. ”

“As comunidades rurais estão mais isoladas, isso é bom pela primeira vez em nossas vidas.”

A educação dos trabalhadores agrícolas sobre o Covid-19 é crucial do ponto de vista da saúde, porque eles podem enfrentar riscos aumentados para a doença em comparação com a população em geral, por várias razões, incluindo a própria natureza do seu trabalho. Os pesquisadores documentaram extensivamente os riscos que enfrentam de forma desproporcional, incluindo exposição a poeira e produtos químicos ligados a doenças pulmonares.

“Muitos desses trabalhadores têm condições pré-existentes”, diz Antonio Tovar, coordenador geral interino da Farmworker Association of Florida, uma organização sem fins lucrativos que representa mais de 10.000 trabalhadores agrícolas no estado. “Pressão alta e diabetes são muito comuns em nossa comunidade. Quanto mais os trabalhadores agrícolas estão na agricultura, mais tempo ficam expostos a pesticidas – para que seus sistemas imunológico e respiratório possam ser comprometidos. ”

O que complica é a falta de benefícios abrangentes de assistência médica para a maioria dos trabalhadores agrícolas. De acordo com a pesquisa mais recente dos trabalhadores agrícolas do Departamento do Trabalho, apenas 47% relatam ter cobertura de saúde, em comparação com 91,5% da população em geral. Combinados com baixa ou nenhuma licença médica remunerada, os trabalhadores rurais estão fortemente desincentivados de consultar um médico ou tirar uma folga em caso de doença.

Apenas 47% relatam ter cobertura de saúde, em comparação com 91,5% da população em geral.

Adelaida Mendoza é trabalhadora de vinhedos no Chateau Ste. Michelle, uma das maiores vinícolas do estado de Washington. Como seu trabalho é representado pelo sindicato dos Trabalhadores Agrícolas Unidos, Mendoza e sua família têm seguro de saúde, do qual ela pode depender se ficar doente. No entanto, o cunhado de Mendoza, também trabalhador agrícola, tem menos sorte. “Ele está realmente petrificado com o que pode acontecer com ele porque não tem cobertura de saúde”, diz Mendoza através de um tradutor. “Ele não tem benefícios para recorrer.”

Trabalhadores de extensão em todo o país estão fazendo um esforço conjunto para educar as pessoas que escolhem e processam nossos alimentos sobre o Covid-19. Alguns dos maiores obstáculos incluem barreiras linguísticas e literárias; lacunas tecnológicas, pois nem todo mundo tem um smartphone ou acesso à Internet; e desinformação.

“Temos ouvido alguns mitos por aí – sobre como o coronavírus pode ser transmitido pelo suor ou que os latinos são menos afetados por causa de seu DNA”, diz Linda Cifuentes, coordenadora do Centro de Educação em Saúde da Região Sudeste do Arizona, uma organização sem fins lucrativos que coloca os profissionais de saúde em comunidades carentes.

Esses esforços são motivados, em parte, pelo medo de que os hospitais rurais não estejam equipados para lidar com um surto local de Covid-19. Ao contrário dos centros de saúde urbanos – os quais, por sua vez, são sobrecarregados por recursos – eles podem não ter ventiladores ou unidades de terapia intensiva. Se alguém na área de Finger Lakes sofrer de sintomas graves do Covid-19, precisará ser transportado para a cidade de Rochester, a uma hora de distância, diz Zelazny.

Existem ramificações de mão-de-obra e alimentos, se um trabalhador agrícola contrata o Covid-19. Uma doença pode rapidamente comprometer a saúde de outras pessoas, principalmente para trabalhadores rurais que compartilham alojamentos ou trabalham próximos uns dos outros em uma linha de montagem. Como ainda sabemos muito pouco sobre o vírus, os cientistas não descartaram a possibilidade de ele se espalhar pelos alimentos, apesar de acreditarem que é altamente improvável. O setor agrícola já está se preparando para uma escassez de mão-de-obra: na segunda-feira, o Departamento do Trabalho anunciou que suspenderia todos os serviços de visto no México como parte de um plano de distanciamento social. Isso interromperá o programa H-2A, no qual as fazendas dos EUA estão cada vez mais dependentes de mão de obra estrangeira temporária. O American Farm Bureau, um grupo de defesa de agricultores, disse à Food and Environmental Reporting Network que essa mudança pode levar à escassez de alimentos no país.

Para o Dr. Laszlo Madaras, diretor médico da Migrant Clinicians Networks, uma coalizão de prestadores de serviços de saúde que atendem trabalhadores migrantes, essa pandemia destaca uma forte inadequação em nosso sistema alimentar – que depende fundamentalmente da saúde dos trabalhadores agrícolas, mas não fornecer-lhes os meios econômicos para mantê-lo.

“Se as pessoas mais fracas não conseguirem os cuidados de saúde e a proteção de que precisam, isso impactará toda a sociedade”, diz ele. “Não podemos realmente ter um grupo de pessoas pensando que, se eles apenas tiverem bons cuidados de saúde e se cuidarem, tudo ficará bem.”

Características e funcionalidades

Dispositivo Agri-S

Desenvolvido pela AgriConnected e pronto para ser instalado em qualquer máquina

Conta com antena GPS, antena celular e sensores para captar o movimento das máquinas

Funciona com sinal
GPRS

Pacotes de dados com cobertura Internacional incluso

Dispositivo Agri-S

Plataforma
Agriconnected

Trabalhamos para oferecer informações para você tomar as melhores decisões!

Plataforma AgriConnected

Visualização das operações em tempo real

Mapa de calor da qualidade do serviço

Velocidade, tempo e locais de parada

Horas de atividades e de motor ocioso

Eficiência da operação em ha/h

Área trabalhada

Evolução da operação

Relatórios diversos

Envio de alertas por WhatsApp

Características e funcionalidades

Dispositivo Agri-S

Desenvolvido pela AgriConnected e pronto para ser instalado em qualquer máquina

Conta com antena GPS, antena celular e sensores para captar o movimento das máquinas

Funciona com sinal GPRS

Pacotes de dados com cobertura Internacional incluso

Dispositivo Agri-S

Plataforma
Agriconnected

Trabalhamos para oferecer informações para você tomar as melhores decisões!

Visualização das operações em tempo real

Mapa de calor da qualidade do serviço​

Velocidade, tempo e locais de parada

Horas de atividades e de motor ocioso

Eficiência da operação em ha/h​

Área trabalhada​

Evolução da operação

Relatórios diversos

Envio de alertas por WhatsApp

Plataforma AgriConnected - Monitoramento

Quer saber como melhorar a sua operação agrícola e como monitorar suas máquinas? Então, leia o seguinte post: 7 pontos para uma gestão e um monitoramento de operação agrícola de sucesso

Deixe uma resposta