7 pontos para uma gestão e monitoramento de operação agrícola de sucesso
Gestão e monitoramento de máquinas agrícolas

7 pontos para uma gestão e monitoramento de operação agrícola de sucesso

Em uma fazenda uma boa gestão é o diferencial entre o lucro e o prejuízo. Se está cansando em ter perdas na produção, altos custos com manutenção e máquinas quebrando a toda hora, estes 7 pontos irão te ajudar a ter mais tranquilidade e melhorar sua produtividade na fazenda.

Colocamos os itens em ordem de importância e facilidade de implantação.

  1. Realize manutenções constantes em sua frota agrícola

A realização de manutenção evita a parada não planejada das máquinas, consequentemente da operação agrícolas. A realização de manutenções preventivas garante a maior disponibilidade do maquinário e reduz os custos com horas paradas, peças, combustíveis.

Existem 3 tipos de manutenções:

  • Corretiva: Correção após a quebra da peça
  • Preventiva: Troca da peça e óleo como prevenção a quebra
  • Preditiva: Saber exatamente a vida útil de cada, antecedendo a quebra e evitando trocas desnecessárias

Quer saber mais sobre manutenção, então leia a nossa matéria: Saiba os 3 diferentes tipos de manutenção para sua máquina agrícola

2. Planeje todas as atividades agrícolas com antecedência 

O planejamento é essencial para toda e qualquer atividade agrícola. Com um bom planejamento é possível estimar de forma precisa o tempo, custo e os recursos necessários. Assim, não terá surpresas como a falta de insumos durante a operação agrícola, falta de combustível ou falta de recursos para realização do serviço.

O sistema da AgriConnected te ajuda nesta parte importante do processo de planejamento da sua operação agrícola, como mostra no vídeo abaixo:

“O planejamento é essencial para toda e qualquer atividade agrícola.”

treinamento

3. Treine os funcionários – Operadores treinados trazem maior ganho e redução de custo para operação

A falta de treinamento na mão de obra agrícola pode levar a grandes prejuízos. O desconhecimento na operação de máquinas agrícolas pode levar a suas quebras, ao aumento do consumo de combustível e a distribuição errada de insumos na terra, o que leva ao um aumento de custo da produção. Treinamento é um custo que acaba se pagando evitando a primeira quebra da máquina e a parada de toda operação.

Mão de obra qualificada

4. Veja as melhores praticas para aquela determinada atividade e cultivo

As melhores praticas para cada tipo de cultivo, máquina e implemento como a velocidade correta pode evitar desperdício de produto ou o risco de infestação. Outras boas práticas estão ligadas a limpeza dos equipamentos e implementos. Estudos dos melhores trajetos no talhão, diminuindo tempo de manobras e consumo de combustível.

GPS

5. Utilize sistemas de geolocalização como GPS e GNSS

Para produtores mais modernos o uso de sistemas de geolocalização já é uma praxe. Ele ajuda no monitoramento e correção da execução da operação. Com a utilização do GPS evitasse que o operador ou tratorista pule a rua. Consegue também ter uma visão geral do que foi realizado nos diversos talhões.

Abaixo vídeo abaixo mostra como é fácil a instalação da antena da AgriConnected. Em menos de 5 minutos a sua máquina agricola (trator) esta sendo rastreado.

6. Tome decisões sobre dados coletados em tempo real

Os dados enviados pelos dispositivos instalados nas máquinas enviam informações sobre trajetos, velocidades, relevos e operação das máquinas. Com estes dados coletados em tempo real torna muito mais fácil a tomada de decisão no caso de atraso na atividade, quebra de equipamento ou acidentes que podem ocorrer durante a operação no campo. Quanto mais dados tiver, mais assertiva será a sua decisão.

7. Analise dados históricos de operações passadas

Este é um ponto muito importante e pouco utilizado. Podemos chamar de experiência quando registrado apenas na cabeça de uma pessoa. Guardar dados de operações passadas te ajuda a planejar as próximas operações agrícolas, evitando os erros já sofridos e aperfeiçoando novas técnicas.

Dados histórico te dá base para estudo, aperfeiçoamento e diferencial do seu produto.

Características e funcionalidades

Dispositivo Agri-S

Desenvolvido pela AgriConnected e pronto para ser instalado em qualquer máquina

Conta com antena GPS, antena celular e sensores para captar o movimento das máquinas

Funciona com sinal
GPRS

Pacotes de dados com cobertura Internacional incluso

Dispositivo Agri-S

Plataforma
Agriconnected

Trabalhamos para oferecer informações para você tomar as melhores decisões!

Plataforma AgriConnected

Visualização das operações em tempo real

Mapa de calor da qualidade do serviço

Velocidade, tempo e locais de parada

Horas de atividades e de motor ocioso

Eficiência da operação em ha/h

Área trabalhada

Evolução da operação

Relatórios diversos

Envio de alertas por WhatsApp

Gostou do texto?

Leave a Reply