Saiba os 3 diferentes tipos de manutenção para sua máquina agrícola
Manutenção de máquinas agrícolas

Saiba os 3 diferentes tipos de manutenção para sua máquina agrícola

Hoje, as manutenções são realizadas de duas maneiras: preventivamente, em que peças são trocadas antes de sua quebra e corretivamente, quando as falhas já ocorreram e as peças devem ser substituídas.

Na manutenção preventiva, peças podem ser trocadas desnecessariamente, gerando custos também desnecessários. Esta manutenção também não detecta todas as possíveis falhas, o que não impede que uma manutenção corretiva ainda venha a ser necessária.

A manutenção corretiva gera ainda custos maiores, pois além do custo da manutenção e do valor de compra de novas peças, há também o custo de oportunidade, relativo a perda de produtividade. Muitas vezes peças quebradas não podem ser trocadas, pois peças novas não estão disponíveis nas oficinas. Assim as máquinas ficam paradas até a chegada das peças.

A manutenção preditiva vem aumentando a disponibilidade e a confiabilidade das máquinas

O terceiro meio de manutenção, ainda não utilizado nas máquinas agrícolas, é a preditiva. A manutenção preditiva vem aumentando a disponibilidade e a confiabilidade das máquinas em diversos segmentos da indústria, assim reduzindo custos operacionais e possibilitando ambientes de trabalho mais seguros. Porém, a manutenção preditiva ainda se restringe a motores elétricos, não tendo sido aplicada em motores a combustão (e em ambientes rurais), devido a características particulares inerentes desses equipamentos.

Quer saber como melhorar a sua operação agrícola e como monitorar suas máquinas? Então, leia o seguinte post: 7 pontos para uma gestão e um monitoramento de operação agrícola de sucesso

Gostou do texto?

Deixe uma resposta

Fechar Menu