Qual o maior benefício do monitoramento de máquinas agrícolas?

Qual o maior benefício do monitoramento de máquinas agrícolas?

Como consequência do crescimento da mecanização agrícola houve um aumento considerado na frota de máquinas agrícolas no Brasil. Nos últimos 10 anos o crescimento superou os 40%. Hoje, já são mais de 2 milhões de maquinas em todo território brasileiro. É quase impossível pensar em realizar uma atividade no campo sem a presença do maquinário ideal. Por isso, monitorar a sua máquina agrícola significa monitorar toda as suas operações e atividades, consequentemente melhorar o seu planejamento e com isso evitar perdas durante todo o processo.

O benefício do monitoramento são muitos, como:

  1. Controle da velocidade
  2. Redução da manutenção
  3. Dados históricos
  4. Melhora do planejamento
  5. Redução do desperdício de insumos agrícolas
  6. Redução de pragas
  7. Aumento da produtividade

Além de todos estes benefícios o monitoramento em tempo real permite que o produtor tome decisões muito mais rápidas baseados em informações precisas disponibilizados por um sistema de monitoramento. As ações corretivas realizadas fazem com que a produtividade da lavoura aumente e evita retrabalho. Como por exemplo em uma operação de pulverização: A velocidade é algo muito importante na atividade de pulverização, caso o maquinário passe rápido demais, aumenta a chance de aparições de pragas, caso passe mais devagar há um maior desperdício de defensivo, consequentemente um aumento no custo da operação.

Com o passar do tempo é possível ver um maior engajamento dos operadores e tratoristas na realização do trabalho. Com uma ferramenta de gestão de operação é possível aprender com os erros e melhorar seu serviço a cada dia.

Quer saber como melhorar a sua operação agrícola e como monitorar suas máquinas? Então, leia o seguinte post: 7 pontos para uma gestão e um monitoramento de operação agrícola de sucesso ou leia o artigo: 4 Práticas infalíveis para melhorar sua produtividade no campo

Gostou do texto?

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: